DIY personalização de sapatos

Já têm os sapatos ideais para o vosso casamento, mas falta-lhes qualquer coisa? O post de hoje vem em vosso auxílio ;)

Disclaimer: Este tutorial não é indicado para pessoas com baixos níveis de paciência! Este post contém doses de ironia e sarcasmo em quantidades inofensivas.

Tempo despendido: Algumas horas, depende dos materiais e área a customizar.

Materiais:

cfb_97405.png
– Sapatos: Obviamente!
– Pérolas: São meias pérolas, achatadas na parte de trás e em cor marfim. Podem ver semelhantes aqui. para este projecto foi utilizada uma embalagem (aprox. 1000 unidades) com 3 tamanhos diferentes .
Cristais: Os cristais podem ser Hot-fix (devem ser colocados com um ferro quente) ou non-hot-fix (que devem ser aplicados utilizando cola. Semelhantes aquiaqui e aqui.
Cola: cola universal, que seja adequada aos materiais que vão utilizar, principalmente o material dos sapatos.
– Palitos: palitos de cozinha, para auxiliar a distribuir a cola pela superfície.
– Laços ou outras aplicações

Como fazer?

Vamos a isso!

Primeiro, verificar se têm as doses de paciência em dia e recitar “Tende paciência e sereis recompensado” várias vezes antes de começar.

Se colocarem uma mistura de cristais e pérolas, o ideal é começarem por aqueles que vão colocar em menor quantidade ou que querem que ocupem posições específicas.

Neste caso, como os cristais eram em menor quantidade que as pérolas, foi por aqui que começámos. Estes cristais são Hot-fix e requerem a utilização de uma ferramenta. Esta é um ferro quente (como os ferros de soldar) e tem várias pontas, de acordo com o tamanho dos cristais. Como é necessário esperar que o ferro aqueça (e as pontas maiores demoram mais tempo a aquecer) começámos pelos mais pequenos e fomos aumentando o tamanho.

Tenham cuidado ao mudar as pontas, porque irão estar muito quentes ao toque. Se forem impacientes (como eu) convém usar um pano ou luva de cozinha para retirar a ponta antes de colocar a próxima. Se quiserem saber como se utiliza esta ferramenta, podem ver aqui.

Depois dos cristais, os sapatos ficaram assim:

cfb_97408

Se fosse para ir como convidada a um casamento ou a um outro evento mais formal, podem deixá-los assim. Mas não para nós não era suficiente! (Acho que andamos a ver demasiado “My big fat american gipsy wedding” na TLC).

Próximo passo? Pérolas!!

Aqui é preciso ter cuidado e ter precisão a espalhar a cola. Tentem colocar as pérolas o mais próximo possível e joguem com os vários tamanhos para preencher os espaços.

cfb_97409

Comecem por um canto, porque se torna mais fácil. Depois, é ter muitaaaaaaaaaaaaaaa paciência! Voltem a recitar o mantra que vos indicámos acima.

No caso do salto, podem fazer o salto todo, como aqui, ou fazer apenas uma área ou um padrão, como na imagem abaixo. Mas é necessário cuidado a aplicar a cola, ou usar uma cola que não manche o material dos sapatos (daí a utilização do palito).

cfb_97411

Dica: se as pérolas e cristais estiverem misturados (vários tamanhos), tentem separá-los e colocá-los com a parte lisa para baixo. É horrivelmente chato!!!!!!! Mas vai facilitar-vos imenso a vida. Para apanhar as pérolas mais pequenas, podem usar uma “ferramenta” com borracha, que podem facilmente encontrar em lojas chinesas, em kits de unhas. Em teoria, utilizam uma taça com água, molham a ponta e assim pegam nos cristais com facilidade. Na prática, a taça não dá jeito nenhum, por isso a técnica aqui foi mesmo a de dar uma lambidela discreta na ponta. Não tenham nojo! Quem nunca usou saliva em trabalhos manuais que atire o primeiro cristal Swarovski!!

cfb_97413.png

Caso queiram, podem ficar por aqui. Se quiserem fazer um pouco mais de Pimp my ride aos sapatos, podem colocar outras aplicações. Neste caso, laços.

Estes laços eram ganchos de cabelo. Não por algum motivo especial, mas porque eram os que mais se adequavam ao estilo. Desta forma, foi necessário primeiro retirar a parte de trás (que foi uma dor de cabeça). Aqui foram aplicados utilizando a cola universal utilizada para as pérolas, embora mais tarde tenhamos achado que talvez fosse melhor ideia utilizar cola quente. Por isso, aconselhamos a utilização de cola quente para certas aplicações.

Aqui fica o resultado final (fotografias por Luminous Photography).

Clique nas imagens para ampliar.

Esperamos que tenham gostado.

Para outras ideias e tutoriais, espreitem aqui.

Jasmine

Não se esqueçam de seguir o nosso facebook e instagram e pinterest!

horizontal_preto.png


Leave a Reply