Num casamento há sempre muitos detalhes que devem ser pensados e discutidos de antemão, principalmente com os padrinhos e/ou damas e cavalheiros de honra. Por isso mesmo, hoje trazemos-vos uma lista de coisas que devem discutir com os padrinhos antes do vosso grande dia.
1 – Definir os deveres de cada um
Os vossos padrinhos vão apenas ser testemunhas, ou necessitam da ajuda deles na organização? Definam esses detalhes com eles de início para não haver confusão. Alguns dos deveres podem ser:
- Transporte dos noivos até à cerimónia
- Ir buscar o ramo da noiva ou guardar o vestido
- Pagar ao padre
- Ficar como contacto caso os convidados se percam a caminho da ceromónia ou local do copo d’água
- Guardar os presentes dos convidados durante o dia
Ana Javgureanu Atelier
2 – Definam ordem de entrada na igreja/cerimónia civil
Para não haver confusão, definam logo de início e conversem sobre isso também uns dias antes, de forma a refrescarem a memória. Decidam se querem que os padrinhos já lá estejam no altar com o noivo ou se querem que entrem antes da noiva, ao som de uma música.
3 – Falem com os padrinhos sobre a cerimónia em si e os procedimentos
Em cerimónias religiosas, é bastante comum os padrinhos (ou mesmo o padre) virarem os noivos de costas para a porta, para não poderem ver a noiva até ela chegar ao altar. Se não concordam, falem com os padrinhos primeiro, para garantir que não vos acontece algo do género. Querem que leiam um texto, uma passagem da bíblia, garantam que eles estão preparados. Alguns dos procedimentos podem ser:
- Leituras
- Alianças
- Assinaturas
- Posição do noivo e padrinhos na igreja ou cerimónia
Rita Santana Photography
4 – Definam os vários momentos do dia em que querem que participem
Deixem bem claro em que partes do dia os padrinhos vão participar. Por exemplo, os padrinhos vão participar na primeira dança? Garantam que eles sabem em que momentos do dia participam, para estarem disponíveis a tempo e horas.
5 – Discutam o estilo de fotografias que querem
Já sabem que estilo de fotografias querem tirar com os padrinhos? As tradicionais, algumas mais divertidas e arrojadas? Se os padrinhos tiverem acesso às vossas inspirações com antecedência, a sessão fotográfica no dia pode correr muito melhor e ser mais rápida.
Reticências Produções
6 – Peçam ajuda
Os padrinhos podem ajudar em muitas coisas durante o dia. Mesmo que não achem que seja um dever deles, peçam-lhes ajuda para vários momentos: ajudar a direccionar os convidados, ajudar no lançamento do ramo, primeira dança, corte do bolo, etc.
7 – Definam um dress code
Cores semelhantes ficam muito mais harmoniosas nas fotografias. Mesmo que os padrinhos não gostem da vossa cor ou não possam comprar roupa nova, podem sempre pedir-lhes que usem algum acessório numa cor complementar. Não é algo essencial, mas torna as fotografias do dia muito mais harmoniosas, tanto em sessão fotográfica como no altar.
8 – Decidam o que não querem na despedida de solteiros
Usualmente são os padrinhos a organizar a depedida de solteiro do noivo e noiva. Se há algo que não querem mesmo ter na vossa despedida, avisem logo de início.
Rita Santana Photography
9 – Definam quem paga o quê
Já não é comum para os padrinhos pagarem alianças ou o vestido da noiva. Por isso, se esperam que isso aconteça, o ideal é terem uma conversa sincera com os vossos padrinhos e verem qual a sua disponibilidade para vos ajudarem com as despesas de casamento.
10 – Peçam para serem sinceros
Peçam aos vossos padrinhos para vos darem a sua opinião mais sincera sobre os vários aspectos do casamento: roupa, maquilhagem, decoração. Por vezes achamos que algo que não nos favorece nada nos fica lindamente, mas é preciso uma opinião sincera de amigos.
Acima de tudo, divirtam-se e garantam que os vossos padrinhos se divertem também!
Jasmine
Imagem de capa por Reticências Produções
Para um dia de sonhos escolha fornecedores de qualidade! Espreite a nossa lista de fornecedores. Procura um tema ou dicas?
facebook | pinterest | instagram