Vestido sob Medida: vantagens e (des)vantagens

O casamento é um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa, quer seja pelo simbolismo, pelo compromisso, pela reunião de todos os amigos e família ou por ter a possibilidade de organizar “a festa”! Em qualquer dos casos, é expectável que tudo corra da melhor maneira possível, tal e qual como sonharam. E com o vestido de noiva não é diferente, pelo contrário! Geralmente o vestido é idealizado pelas noivas e encontrar o “tal” pode ser bastante complicado e demorado.

Neste sentido, cada vez mais as noivas estão a optar por um vestido sob medida, daí achamos importante abordar este tema. Seguem-se então as vantagens e desvantagens dos vestidos sob medida.

Vantagens


1. Exclusividade

Um vestido sob medida feito por um estilista é uma peça exclusiva e nunca vai ser uma cópia de um modelo. Ele é único e carrega a personalidade, estilo e referências da noiva.

2. Personalização

O vestido vai traduzir exatamente o estilo da noiva e será totalmente adequado para o perfil do casamento. Durante as idas ao estilista, a noiva participa ativamente em todas as etapas do processo de confecção do vestido sob medida e tem a possibilidade de fazer as mudanças que forem pertinentes (e possíveis!) ao longo do processo.

3. Perfeição nos detalhes

Quando feito especificamente para a noiva, o vestido vai “cair” perfeitamente no corpo dela. Para isso, a equipe especializada do estilista – costureiras e modelistas – estudam cada centímetro do corpo e, assim, a peça vai moldar-se a cada curva, tendo como resultado final a perfeição. Desta forma, é possível disfarçar as possíveis imperfeições que as noivas encontram no seu corpo e realçar tudo o que a noiva quer evidenciar – sempre com muito bom gosto, claro!

4. Atendimento

Como ressaltamos sempre aqui no blog, cada profissional tem uma forma de trabalhar. E em ateliers de vestido sob medida deve sempre existir a preocupação com o bom atendimento às noivas. A participação ativa do estilista em todas as etapas do processo, desde o primeiro atendimento até a última prova, é muito importante — e uma característica muito apreciada pelas próprias noivas.

5. Styling

Um bom estilista não se limita apenas a cuidar do vestido sob medida da noiva. Ele preocupa-se também com outros itens que vão compor o visual final da noiva no dia do casamento. Por isso, é muito importante estar alinhada com o estilista a cada decisão que vai ser feita: desde os sapatos, as jóias, o cabelo, a grinalda, a maquilhagem e o bouquet.

6. Dicas de ouro

O estilista também pode ajudar no sentido de indicar fornecedores de qualidade e de confiança para cuidar dos acessórios e outros itens que compõem o look final da noiva. Aproveite e abuse dele!

7. Mistura de cores e texturas

Existe uma grande variedade de tecidos, rendas e acessórios (como por exemplo brilhantes, pérolas, etc.) que a noiva pode escolher de forma a deixar o seu vestido ainda mais personalizado e de acordo com o estilo de cada uma.

Desvantagens


Como sabem, nem tudo é um “mar de rosas”, ou seja, como em tudo existem também alguns pontos menos positivos, vejamos então quais são os possíveis contras ao optar-se por fazer o vestido de noiva sob medida:

1.Cumprimento de prazos

 À partida as noivas vão querer ter o vestido pronto uns dias antes do casamento, mas quando surge algum imprevisto, ou porque o tecido demorou mais a chegar ou porque um detalhe demorou mais a fazer, o cumprimento do prazo de entrega pode ser mais um stress para a noiva.

2.Resultado final

Quando as noivas optam por comprar o vestido, muitas vezes com alguns meses de antecedência, podem ver logo qual será o resultado final do look que estão a escolher para o grande dia. Todavia, quando a noiva opta por mandar fazer o vestido por medida só irá ver o resultado final do seu look muito perto da data do casamento, esta incerteza pode causar algum desconforto, principalmente às noivas mais perfeccionistas e organizadas.

3.Stress

Este ponto digamos que pode ser uma causa/efeito dos pontos anteriores, uma vez que o facto de, por exemplo, o prazo de entrega estar a ser alargado ou não saber como será o resultado final do vestido são motivos para causar grande stress à noiva. Assim como, pode acontecer numa determinada prova a noiva não gostar de algum detalhe e começar a entrar em stress.

4.Dúvidas

Como foi dito num ponto anterior, a noiva só idealiza o vestido final, não o consegue vestir/experimentar antecipadamente, daí que seja normal ao longo do processo ter dúvidas se o seu vestido de sonho irá ficar bem e/ou tal como idealizou.

5.Budget

 No inicio do processo é estipulado um budget que a noiva quererá cumprir ao máximo, pois as suas despesas já estão todas estipuladas. Contudo, no decorrer da realização do vestido é preciso inserir algum detalhe extra ou o custo do tecido sofre alterações, daí o orçamento inicial será também alterado e a noiva ter um custo extra, sendo assim necessário contar com estes imprevistos no início do processo.

6. Número de provas

Caso a noiva opte por comprar o vestido feito só irá ter uma ou no máximo duas provas. No caso do vestido ser feito por medida as provas irão aumentar e consequentemente o número de visitas ao atelier, o que implica (se for longe) mais custos de transporte, para não falar do stress de ter uma grande quantidade de provas, que podem acontecer num curto espaço de tempo entre cada uma.

Dicas


1. Organização de tempo

A organização do tempo de entrega, bem como da marcação de todas as provas é essencial para que os prazos sejam cumpridos e não haja nenhum atraso que dificulte a restante organização do casamento.

2. Provas de outros vestidos

É certo que não podem experimentar o vosso vestido antecipadamente, mas podem e devem ir a lojas de vestidos de noiva experimentar algo idêntico ao que idealizam. Desta forma, ficam com uma ideia daquilo que lhes assenta melhor no corpo e evitam cometer alguns erros ou até podem tiram as dúvidas que possam ter.

3. Desenhar detalhes

Têm uma ideia genial para o vosso vestido mas não conseguem encontrar nada do que querem, não há problema: podem sempre desenhar e mostrar ao estilista que irá fazer o vosso vestido.

4. Levar imagens

Por outro lado, se viram algo online podem levar e mostrar ao estilista, assim como na prova de outros vestidos encontram uma parte que vos fica muito bem e é aquilo que querem, tiram fotos e mostram.

5. Acessórios 

É importante não esquecerem que vai haver uma determinada altura das provas em que é necessário levarem os acessórios, como por exemplo os sapatos, a bijutaria e o acessório para o cabelo (se usarem). Normalmente, os acessórios são precisos mais para as provas finais, mas pode acontecer por exemplo terem que levar o soutien com mais antecedência, daí é essencial organizarem esses detalhes ao pormenor de modo a cumprirem os prazos estipulados.

Belle Pocahontas

Para dúvidas ou sugestões enviem-nos uma mensagem!


 facebook |  instagram  | pinterest

horizontal_preto.png

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s