{DICAS} Quero ter Damas de Honor

Quem e quantas são as Damas de Honor?

Tradicionalmente, as Damas de Honor ou de Honra (Bridesmaids, em inglês, e Madrinhas, em Português do Brasil) eram mulheres jovens, em idade de casar, dispostas como uma montra de solteiras para todos saberem que estavam disponíveis para contrair matrimonio. O número de Damas variava consoante o tamanho da festa e, consequentemente, do estatuto social dos noivos.

Hoje em dia, a noiva escolhe quem e quantas serão as Damas de Honor, optando por amigas ou familiares suas ou também do noivo. O número varia, normalmente, entre 3 a 8 damas (não, não vos vai nascer um terceiro braço ou uma maldição semelhante se tiverem um numero impar de Damas de Honor) e as suas idades são geralmente aproximadas à da noiva. Outra diferença é que as escolhidas não precisam ser solteiras, havendo em inglês até outro nome para as Damas já casadas – Matron of Honour (que felicidade! Sou elegível para…’Matrona’ de Honra?!?).

Damas de Honor_010
by Passionate

Caso decidam ter Damas de Honor, podem e devem nomear uma ‘líder’ – Maid of Honor – para ajudar a coordenar as outras e que, muitas vezes, também fica como madrinha de casamento e serve de testemunha legal do matrimonio.

Função das Damas de Honor

As Damas de Honor não se limitam a acompanhar a noiva no dia do casamento, embora seja uma tarefa importante. Preferencialmente, devem estar presentes no inicio do dia para dar apoio à noiva e ajuda-la a preparar-se. No entanto, as suas funções começam durante a organização do casamento, dando opiniões sobre o espaço de copo d’água, acompanhar na escolha do vestido, ajudar na concepção da decoração, etc.

Damas de Honor_02
by Reticências Produções

As pessoas que a noiva escolhe para serem Damas de Honor vão sentir-se certamente muito honradas com esse convite, mas se pode esquecer que elas também têm uma vida própria. Por isso, quando a noiva lhes pedir algo e elas não o puderem fazer, é preciso compreender. O melhor é planear todas as tarefas que lhes vão ser atribuídas com antecedência e de acordo com a disponibilidade de cada uma. E claro, é importante manter sempre uma boa comunicação com todas, para evitar conflitos e mal-entendidos. Uma boa ideia é marcar encontros com todas para, caso não sejam do mesmo circulo de amigos, se conhecerem melhor. 

Damas de Honor_01
by Reticências Produções

Outra importante tarefa é a organização da despedida de solteira! É sem dúvida a tarefa mais divertida, mas não se esqueçam que a festa é para a noiva!

Damas de Honor_03
by Rita Santana Photography

Por fim, não é uma função, mas uma sugestão! Aquelas fotografias de cumplicidade entre a noiva e as suas damas são fantásticas! Podem até pedir às suas damas de criar um álbum pinterest com inspirações para reproduzir no dia!
Pode estudar o look para essas fotografias: t-shirts iguais, robes, camisas, coroas de flores, etc. A noiva deve sempre destacar-se mas deve haver um ponto de união para as fotografias ficarem inesquecíveis.

O que vestem as Damas de Honor?

Este tema costuma causar discórdia entre a noiva e as Damas de Honor. A noiva tem um estilo idealizado que por vezes não agrada a todas. Procurem chegar a um consenso, um outfit que agrade à noiva mas que as Damas de Honor se sintam confortáveis em vestir. Quando chegar a altura de escolher as roupas, fica bem a noiva perguntar como gostariam de ir vestidas, pois elas também têm de se sentir bonitas. Elas devem sentir-se como convidadas especiais, porque o são.

Damas de Honor_05
by Imagens de Sonho

Quem paga o vestido é outro dilema. Se a noiva quiser pagar, continua a ter de respeitar a opinião das suas amigas e familiares mas tem um pouco mais liberdade na escolha. Se forem as Damas de Honor a pagar o vestido, a noiva tem de perceber que nem todas poderão ter disponibilidade para conseguir exactamente o que ela deseja, terá de haver mais flexibilidade e bom senso. Outra solução poderá ser a noiva pagar parcialmente o vestido.

Damas de Honor
by Passionate

Uma opção fácil e viável é apontar uma cor (seja específica, por ex: azul bébé) e deixar que sejam as suas damas a tratar dos seus próprios looks à sua vontade.

Damas de Honor_06
by Luminous Photography

Precisam de ideias para o vestidos das Damas de Honor? Vejam aqui!

Como agradecer?

Se for possível, é oferecido um pequeno presente para cada uma, tais como peças de bijuteria ou produtos de beleza. Caso o orçamento não permita, fica sempre bem oferecer pelo menos um cartão personalizado. Muitas vezes o presente é dado no acto do convite.

Damas de Honor_011
by Rita Santana Photography
Se não tiverem Damas de Honor, apenas madrinha de casamento, vejam este artigo!
Capa: by Rita Santana Photography

Belle


Veja todos os nossos fantásticos fornecedores aqui!

É fornecedor e identifica-se com o nosso estilo?

Gostava de publicar um editorial seu?

Casou e gostava de partilhar o seu momento especial connosco?

Contacte-nos!


 facebook |  instagram  | pinterest

horizontal_preto.png

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.