Tudo o que precisa de saber para ter uma primeira dança inesquecível!

Um dos momentos mais marcantes do casamento é a primeira dança dos noivos como casados. No entanto, pode também tornar-se num momento de stress, em que os noivos se podem sentir nervosos. Hoje vamos dar-vos algumas dicas para que a vossa primeira dança seja inesquecível.

~ 10 dicas para tornar a primeira dança perfeita ~

Prepararem-se com antecedência: comecem a falar sobre este assunto com alguma antecedência, no caso de um de vós não se sentir à vontade, para se irem preparando aos poucos.

Concentrem-se: lembrem-se de que é um momento dos noivos e devem estar confortáveis com as vossas escolhas. Embora seja importante pedir opinião a terceiros, é essencial que a decisão final, tanto da música como dos passos ou coreografia, seja tomada pelos noivos. 

Simplifiquem: Nenhum de vós tem experiência ou sabe dançar? Comecem por algo simples, que seja fácil de memorizar e executar. Com a prática irão sentir-se mais confortáveis.

4 – Relaxem e entreguem-se: dançar é uma arte e cada dança conta uma história – é assim que irá cativar e emocionar os convidados. Mas, para conseguir transmitir tudo isso, é essencial que estejam completamente relaxados e entregues à música. Não entre em pânico, respire fundo, relaxe, sorria e deixe-se levar pela música.

5 – Treinar a coreografia: o truque para se sentirem à vontade no momento é treinar a vossa coreografia. Para vos ajudar podem contratar profissionais para aulas particulares, ou optar por aprender uma coreografia através de vídeos, por exemplo no YouTube. Depois de definida a coreografia, treinem bastante, para no dia aproveitarem ao máximo o momento e se esquecerem dos nervos.

Escolha da música: a música deve ser escolhida por ambos, porque só assim se vão sentir bem a dançar e a fluir com o ritmo. O ideal é escolherem uma música que vos caracterize, que conte a vossa história ou simplesmente a vossa música favorita.

7 – Atenção ao vestido de noiva: quando prepararem a vossa coreografia, tentem adequá-la ao vosso vestido de noiva. O estilo de vestido pode restringir os movimentos, por ser justo em baixo, muito volumoso ou com cauda, etc.

8 – Treinar com os sapatos: Caso estejam a planear dançar com saltos, treinem a coreografia algumas vezes com os vossos sapatos para se habituarem ao salto. Caso usem saltos na cerimónia e troquem para sapatos rasos na dança, tenham em atenção que o vosso vestido não ficará à mesma altura e poderão tropeçar nele. O noivo também deve treinar com os sapatos que, sendo novos, podem ter uma sola muito escorregadia.

A+T-2404
Foto por Luminous Photography

9 – Manter a postura: os enganos fazem parte, principalmente se estiverem um pouco nervosos. O truque é não darem parte fraca – não se esqueçam de que os convidados não sabem a coreografia, e o que é um erro para vocês, para eles faz parte da dança.

10 Divirta-se: o mais importante é que se divirtam e aproveitem a vossa primeira dança como casados de fresco.

~ 6 ideias para a primeira dança ~

Valsa: a valsa surgiu na Áustria e Alemanha no século XII. É um estilo de dança em três tempos (um forte e dois fracos). É o tipo de dança mais tradicional em casamentos em todo o mundo, muito por ser uma dança romântica e delicada, perfeita para a primeira dança dos noivos. Como alternativa à valsa tradicional, podem escolher uma música romântica e dançar juntinhos, ao estilo slow ou com uma pequena coreo.

Tango: o tango, originário da região fronteiriça entre a Argentina e o Uruguay, é uma dança bastante sensual e íntima. Requer bastante coordenação e muita prática. Se querem impressionar os vossos convidados, o ideal, caso sejam novos no mundo da dança, será terem aulas com profissionais.

Kizomba:  a kizomba, de origem em Angola, é também uma dança muito íntima e sensual, mas algo diferente do tango. Enquanto que no tango há vários movimentos em que as pernas se entrelaçam, a kizomba requer algum movimento corporal, o que pode não ser fácil para iniciantes. Tornou-se bastante popular em Portugal nos últimos anos, e é uma das grandes apostas dos noivos Portugueses. 

Com a vossa Bridal Party: porque não apostar em algo divertido com as vossas damas e cavaleiros de honra ou padrinhos? Podem começar a dançar apenas os dois, até que o resto se junte, ou começarem todos de início, muito ao estilo flash mob.

Mash-up: consiste em juntar várias partes de músicas diferentes, numa só. É um estilo muito popular nos E.U.A. e, usualmente, os noivos começam por dançar uma valsa e surpreendem os convidados ao trocar por algo mais mexido e com uma coreografia mais animada. É ideal para dançarem com a vossa bridal party.

Família: talvez a opção mais complicada, porque nem sempre é fácil convencer os pais mais conservadores (ou envergonhados) a aderir a algo do género. Mas se o conseguirem fazer, vão ajudar a incentivar os convidados mais velhos a dançar durante a festa, sem vergonhas. Escolham algo animado e fácil de executar e memorizar e convenção os vossos pais e irmãos a juntarem-se.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

~ 10 musicais populares ~

O Spotify divulgou recentemente as 10 músicas mais tocadas na primeira dança dos noivos nos E.U.A. Mas também há músicas portuguesas lindíssimas que se podem escolher.

  1. Ed Sheehan — Thinking Out Loud
  2. Etta James — At Last
  3. Ray LaMontagne — You Are The Best Thing
  4. John Legend — All of Me
  5. Christina Perri — A Thousand Years
  6. Adele — Make You Feel My Love
  7. Jason Mraz — I Won’t Give Up
  8. Michael Bublé — Everything
  9. Jack Johnson — Better Together
  10. Lonestar — Amazed

~As Nossas Experiências ~

Alice – A minha primeira dança foi linda! Foi ao som de “Tale as old as time” da “Bela e o Monstro“. Só por aí a magia acontece! Não tínhamos treinado e correu super bem…com alguns movimentos bem “princess” hihi! Podem espreitar no meu vídeo curto, a partir do minuto 3, tem umas passagens. Não valorizava muito esse momento confesso…mas achei-o lindo quando o vivi! Ainda teve mais valor porque para essa primeira dança vesti a capa do vestido de casamento da minha mãe!!!

2715.jpg

Por Filipe Santiago Fotografia
Por João Pedro Reis

Pocahontas – Um dos momentos que mais gostei do casamento foi mesmo a nossa dança, talvez porque não tinha grandes expectativas, uma vez que só tínhamos ensaiado umas 2 ou 3 vezes e não tinha corrido lá muito bem. Decidimos que seria uma coisa simples e que no momento inventariamos os passos. Eu claro fui confiante pois o noivo percebe mais de dança do que eu. A música que dançámos foi a ‘Let’s Stay Together de Al Green,  um som bastante romântico e foi escolhido a dedo para ter algo que nos identificássemos.

O noivo começou por anunciar que íamos dançar, estamos os dois ao pé do Dj, ele fez um pequeno discurso, com algumas piadas claro e eu só me ria. Começámos a dançar tranquilamente ao ritmo da música, minutos depois foi lançado o ‘low fog’ que nos proporcionou um momento ainda mais romântico e quase no fim, uma vez que a música nunca mais acabava (o Dj tornou-a maior), eu fui dançar com o meu pai e o noivo foi dançar com a mãe dele, o que tornou o momento ainda mais especial.

IMG_4243      Por Instantes

 

Branca de Neve – Eu adoro dançar, desde de pequena, mas tinha um noivo que não sentia a vontade, então tivemos uma aula de dança com um profissional. Encontrei a minha animação – Animação4U através do site casamento.pt (aconselho a todas as noivas do norte a conhecerem os serviços deles, que são fantásticos, acompanham os noivos desde o inicio) que tinham a oferta de uma aula de dança de 2h com a reserva do serviço pelo site. E então lá decidimos a nossa música – Everything de Michel Bublé – e fomos para a aula, e só vos digo que resultou!. Aprendemos uma coreografia simples adaptada a música e o professor de dança conseguiu com que o noivo se senti-se a vontade e perde-se a vergonha. Graça a essa aula ele finalmente dança comigo quando vamos a festas e casamentos (algo que não fazia antes por não se sentir a vontade). Depois da aula, fomos ensaiando em casa durante a semana para nos sentirmos a vontade com a coreografia para depois no dia ser fluído e sem aquele stress de antecipação.  No dia tivemos a surpresa da minha irmã cantar a música enquanto dançamos e para nós a nossa primeira dança foi perfeita, divertida e só nossa.

Laetitia&Joao_1228

photo by Miguel Lobo

Branca de neve


Veja todos os nossos fantásticos fornecedores aqui!

É fornecedor e identifica-se com o nosso estilo?

Gostava de publicar um editorial seu?

Casou e gostava de partilhar o seu momento especial connosco?

Contacte-nos!


 facebook |  instagram  | pinterest

horizontal_preto.png

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.