Crianças nos Casamentos – Sim ou Não?

Ter um casamento exclusivo para adultos é uma prática que se tem popularizado nos últimos anos entre os noivos, causando uma certa controvérsia. Muitos são os que apoiam a “proibição” de crianças em casamentos, enquanto outros defendem que as crianças devem ser parte da festividade. De maneira mais sutil, outros nem tanto, muitos casais têm alertado os convidados para não levarem seus filhos menores à festa, gerando algum desconforto e até ofendendo algumas pessoas.

Crianças e Casamentos_11
by Imagens de Sonho
Crianças e Casamentos_01
by Bruno Garcez Fotografia

Esta situação ocorre porque muitos consideram que, embora seja um momento em que se celebra a ‘criação de uma nova familia’, o casamento é uma festa para adultos, planeada para adultos, com refeições e entretenimento para adultos. As crianças, até determinada idade, são incapazes de acompanhar um evento destes sem atenções especiais e muitos noivos não querem ter essa preocupação acrescida no seu dia. Outro motivo que alegam é a redução do número de convidados e ainda o desejo de oferecer um momento de diversão aos pais sem os pequenos.  Consequentemente, algumas pessoas acabam por não comparecer ao casamento por se recusarem a excluir os seus filhos, compreendendo ou não a decisão dos noivos.

Crianças e Casamentos_08
by Rui Teixeira Wedding Photography
Crianças e Casamentos_09
by Rui Teixeira Wedding Photography

Qual a solução?! Bem, na verdade, não há. A partir do momento em que os noivos decidem ter uma festa exclusiva para adultos vai ser difícil fazer com que todos os convidados o aceitem serenamente, principalmente se a exclusão se extende às crianças da familia.

Se vocês, como noivos, querem um dia apenas para os adultos, deixem a situação explicita no convite, especificando os convidados e talvez salientando que é um evento reservado a adultos ou maiores de determinada idade. Falar pessoalmente ou um telefonema às pessoas mais queridas para expôr a situação é também uma boa sugestão.

Quanto aos convidados, é preciso ter bom senso quando se recebe um convite de casamento e perceber se os seus filhos são próximos o suficiente do casal para comparecerem ao casamento e se o convite se extende aos mesmos. Se tiverem dúvidas  perguntem aos noivos.

Crianças e Casamentos_07
by Rui Teixeira Wedding Photography
Crianças e Casamentos_06
by Rita Santana Fotografia

O importante é respeitar a decisão uns dos outros, quer esta seja a dos noivos de ter um casamento apenas para adultos ou a dos convidados de não quererem comparecer a uma festa sem os filhos.

Crianças e Casamentos_05
by Reticencias Produções
Crianças e Casamentos_03
by Passionate Wedding Photography

As crianças vão sempre trazer mais barulho e confusão aos diferentes momentos do casamento, mas também serão fonte de muita alegria e diversão. Se o convite for aberto aos mais pequenos, não se esqueçam das suas necessidades. Com mais de 8-10 crianças é recomendável que se contrate um serviço de ‘animação’ infantil. É preciso também ter em atenção o menu e os espaços disponíveis (zonas que possam ser menos seguras, existência de fraldário, etc).

Crianças e Casamentos_04
Pedro Sifredo Photographer
Crianças e Casamentos_11
by Imagens de Sonho
Crianças e Casamentos_02
by Passionate Wedding Photography

E vocês? Qual a vossa opinião sobre o assunto? Estão a ponderar ter um casamento exclusivo para adultos? Já receberam algum convite em que crianças eram excluídas?

Digam-nos tudo na zona de comentários abaixo ou no nosso facebook!

Belle


Veja os nossos fornecedores recomendados!

É fornecedor? Identifica-se com o nosso estilo?

Casou? Teve um casamento diferente? Gostava de partilhá-lo connosco?

Contacte-nos!


 facebook |  instagram  | pinterest

horizontal_preto.png

Leave a Reply